Você está aqui: Página Inicial > Abertas inscrições para a 38ª edição do PinCade

Notícias

Abertas inscrições para a 38ª edição do PinCade

Institucional

Atividades do programa serão realizadas de 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 23/10/2017 13h58 última modificação: 23/10/2017 13h58

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o 38º Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, o PinCade. As atividades desta edição serão realizadas de 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, na sede do órgão, em Brasília. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 16 vagas para estudantes de graduação e quatro para alunos de pós-graduação. As inscrições podem ser feitas pelo site do PinCade.

Realizado desde 1999, ao programa é uma oportunidade para estudantes vivenciarem a prática da defesa da concorrência. O propósito é difundir e fortalecer política antitruste, promover a cooperação científica e estimular discussões e estudos acadêmicos sobre o assunto.

Podem concorrer às vagas acadêmicos de diversas áreas do conhecimento, preferencialmente aqueles de ciências jurídicas, ciências econômicas, relações internacionais e administração. Cerca de 400 alunos já participaram da iniciativa.

Durante o PinCade, os estudantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano do órgão, participando de estudos e análises de casos concretos e da elaboração de notas técnicas e relatórios sobre processos administrativos em trâmite nos diversos setores da autarquia.

Também haverá um curso sobre defesa da concorrência, com aulas ministradas por profissionais integrantes do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e por professores especializados em temas ligados à área, além de visitas guiadas a instituições que tratam do assunto.

Durante o processo de seleção, o Cade, se atendidos os requisitos acadêmicos, irá procurar contemplar candidatos das cinco regiões do país, para promover uma troca de culturas e experiências, e também a disseminação da defesa da concorrência por todo o Brasil.

Ao final do PinCade, os intercambistas deverão produzir artigo acadêmico, critério determinante para a conclusão do programa. Também serão avaliadas a assiduidade, pontualidade e qualidade do trabalho realizado nas unidades do órgão antitruste.