Documentos de Trabalho

por secretaria publicado 11/03/2016 11h30, última modificação 17/05/2016 17h16

Os Documentos de Trabalho produzidos pelo Departamento de Estudos Econômicos têm por objetivo a divulgação de estudos econômicos referentes às áreas de atuação do Cade, seja para aprimorar a análise de fusões e aquisições, seja para ajudar no processo de investigação de condutas nocivas à livre concorrência e para promover a advocacia da concorrência nos setores públicos e privados. Além de dar visibilidade ao trabalho do corpo técnico do Cade e de pessoas envolvidas nos temas relacionados, espera-se aprimorar as análises da instituição.

As opiniões emitidas nos Documentos de Trabalho são de exclusiva e inteira responsabilidade do(s) autor(es), não exprimindo, necessariamente, o ponto de vista do Cade ou do Ministério da Justiça.

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

 


2016

Avalia a capacidade de prevenção dos cartéis brasileiros pelo Cade, utilizando os dados de um caso julgado e condenado: o do Cartel dos Peróxidos.

Palavras-chave: danos, prevenção, cartel, peróxidos

Analisa a definição de mercado geográfico relevante de hospitais e a localização atual dos hospitais privados nas principais cidades do Brasil.
Palavras-chave: hospitais, mercado geográfico, concorrência

2015

Avalia os impactos econômicos imediatos da entrada do aplicativo Uber nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e no Distrito Federal, durante o primeiro semestre de 2015.
Palavras-chave: Uber, táxi, rivalidade
 
Descreve a cadeia produtiva do cimento e do concreto, analisando aspectos estruturais que podem influenciar a livre concorrência no setor.
 Palavras-chave: escória, calcário, cimento, concreto, integração vertical

Aborda aspectos regulatórios e econômicos dos mercados de transporte individual de passageiros, mais especificamente para os mercados de táxis e de caronas pagas.
Palavras-chave: táxis, caronas pagas, regulação, externalidades, equilíbrio urbano

2014
Discute a adoção de indicadores de concorrência para balizar a prática antitruste no Brasil.
 Palavras-chave: indicadores setoriais, bases de dados

2010
Apresenta uma síntese dos métodos quantitativos que podem ser usados para delimitação de mercado relevante, fazendo uma resenha dos métodos usados no SBDC e ao final faz recomendações de usos e a identificação de tendências e sugestões de aplicações dos métodos.
 Palavras-chave: TMH, taxas de desvio, correlação de preços, estudos de eventos, pesquisas qualitativas


2009

Expõe o conjunto de metodologias mais importantes da análise empírica da demanda e apresenta o uso desses métodos em atos de concentração selecionados e, ao final, faz recomendações para o uso prático dos métodos descritos.
 Palavras-chave: modelos de demanda, produtos homogêneos, produtos diferenciados