Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Publicações Institucionais > Estudos Econômicos > Seminários de Economia de Defesa da Concorrência

Seminários de Economia de Defesa da Concorrência

por secretaria publicado 11/03/2016 11h31, última modificação 06/07/2016 15h55

O projeto tem como objetivo realizar uma série de seminários periódicos, cujos palestrantes são, preferencialmente, acadêmicos – doutorandos ou professores – que estejam desenvolvendo pesquisas sobre temas de organização industrial ou métodos quantitativos aplicados a questões concorrenciais.

Pode-se também convidar estudiosos que tenham familiaridade com a prática antitruste – por exemplo, ex-Conselheiros. Os seminários têm também o objetivo de capacitar o corpo técnico do Cade em temas de Economia aplicados à política antitruste e difundir a importância da análise econômica na prática da defesa da concorrência.

Dessa forma, o projeto está alinhado à missão institucional do Departamento de Estudos Econômicos, que é “contribuir com a geração do conhecimento técnico e prático, bem como com a produção acadêmica, por si ou por terceiros, em assuntos relacionados à defesa da concorrência”.

 

 

08/05/2014 - Distinguindo Condutas Anticompetitivas

 Aborda dificuldades da autoridade antitruste na identificação de condutas anticompetitivas, com abordagem do caso prático das cooperativas médicas e poder compensatório.

Palestrante: Paulo Furquim de Azevedo 

Áudio

 

11/09/2014 - Aplicação de Métodos de Escolha Discreta na Estimação da Demanda por Serviços de Acesso à Internet

Discorre sobre o impacto de características demográficas e de atributos dos serviços de acesso à internet de banda larga na decisão de compra dos consumidores e sobre as bases de dados disponíveis para tais estudos.

Palestrante: Igor Villas Boas de Freitas 

Áudio

 

24/10/2014 -  Uma Análise da Concorrência Bancária na Economia Brasileira

Apresenta estudo que busca identificar a estrutura competitiva do sistema bancário brasileiro através da aplicação do modelo de Panzar e Rosse (1987) para o período de julho de 1994 a fevereiro de 2012 em 62 bancos.

Palestrante: Renan Said Silva 

Áudio

 

15/04/2015 - Neutralidade de Redes - Uma análise de mercado de dois lados - Tatiana Alessio de Britto

Aborda a discussão sobre neutralidade de rede na internet sob o ponto de vista de teorias econômicas, incluindo estimativas de efeitos sobre preços ao consumidor final.

Palestrante: Tatiana Alessio de Britto 

Áudio

 

15/05/2015 - Quão imperfeita é a competição na indústria brasileira - Claudio Ribeiro de Lucinda

Apresenta pesquisa acadêmica que produziu estimativas de mark-up para diferentes setores da indústria brasileira.

Palestrante: Claudio Ribeiro de Lucinda 

Áudio

 

20/11/2015 – Regulação e defesa da concorrência no setor de gás natural – Michelle Hallack e Miguel Vasquez

Discorre sobre a evolução da regulação dos mercados de gás natural no continente europeu e comenta questões relativas ao setor no Brasil.

Palestrantes: Michelle Hallack e Miguel Vasquez

Áudio

 

23/10/2015 – Quais firmas suspeitas de cartel devem ser priorizadas em investigação? Abordagem quantitativa – Pedro Albuquerque 

Demonstra de que forma se pode usar métodos quantitativos para selecionar casos prioritários em investigação de condutas anticompetitivas.

Palestrante: Pedro Albuquerque 

Áudio indisponível

 

15/06/2016 – Strategic non-entry

 Apresenta um modelo teórico sobre empresas que deixam de entrar em mercados para ter facilitada

a aprovação de um ato de concentração a posteriori, no qual compram a empresas incumbente.

Palestrante: Rafael Pinho de Morais

Áudio