Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade aprova compra da Wyeth pela Pfizer com restrições

Notícias

Cade aprova compra da Wyeth pela Pfizer com restrições

Ato de Concentração

Companhia farmacêutica terá que alienar ativos de cinco produtos veterinários
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 12/09/2012 14h10 última modificação: 26/04/2016 15h08

O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade aprovou nesta quarta-feira (12), com restrições, operação por meio da qual a empresa farmacêutica Pfizer adquire a Wyeth por US$ 68 bilhões (Processo Administrativo 08012.001157/2009-71)

A aprovação da operação está condicionada à assinatura de Termo de Compromisso de Desempenho – TCD que determina a alienação pela Pfizer de ativos de cinco itens veterinários, sendo que em dois deles a companhia terá também que se desfazer das marcas dos remédios.

Tanto a Pfizer quanto a Wyeth, ambas companhias americanas, fabricavam medicamentos para a saúde humana e animal. No entanto, segundo análise do relator, Elvino de Carvalho Mendonça, o negócio afeta apenas o segmento de remédios de uso veterinário. Do total de medicamentos abrangidos no TCD, um é destinado a bovinos, outro a suínos e três a pets, sendo um deles de uso exclusivo para cães.

A operação é mundial e foi notificada a autoridades da concorrência de outros países, como Estados Unidos, Canadá e China, que também impuseram restrições à compra.