Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade assume liderança do Grupo de Trabalho sobre cartéis da ICN

Notícias

Cade assume liderança do Grupo de Trabalho sobre cartéis da ICN

Internacional

Autarquia ocupará posto até 2020. Entidade exerce papel fundamental no combate a condutas anticompetitivas
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 12/05/2017 16h42 última modificação: 12/05/2017 16h42

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade assumiu a co-presidência do Grupo de Trabalho sobre Cartéis da International Competition Network – ICN. A partir do próximo mês de junho, a autarquia ficará responsável pelo Cartel Working Group – CWG da ICN pelo triênio 2017/2020, juntamente com as autoridades da África do Sul e a União Europeia.

Durante o período, o Cade pretende compartilhar com os demais integrantes a expertise da agência antitruste brasileira no combate a cartéis como, por exemplo, o programa de leniência, a experiência na instrução e análise de casos e a implementação de normativas, entre outros. A intenção do Cade é trazer mais diversidade e contribuir para a troca de informações entre as autoridades do grupo.

O CWG é responsável pela coordenação das atividades da ICN sobre o tema, incluindo a elaboração de recomendações de melhores práticas, definição de temas prioritários e a realização de projetos em geral.

A International Competition Network é uma organização que possibilita o contato regular e a troca de informações entre as diferentes autoridades antitrustes, promovendo assim a cooperação internacional no que tange à defesa da concorrência. Seu papel é de fundamental relevância, pois este intercâmbio de procedimentos e técnicas de trabalho permite que o combate às práticas anticompetitivas em todo o mundo seja mais célere e eficiente, beneficiando consumidores e a economia como um todo