Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade dá início à 37ª edição de seu programa de intercâmbio

Notícias

Cade dá início à 37ª edição de seu programa de intercâmbio

Intercâmbio

Atividades do PinCade serão realizadas até 3 de fevereiro
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 16/01/2017 10h35 última modificação: 16/01/2017 10h35

Foram iniciadas nesta segunda-feira (16/01) as atividades do 37º Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, o PinCade. Esta edição, que será realizada até 3 de fevereiro, conta com a participação de 20 estudantes, sendo 16 de cursos de graduação e quatro de pós-graduação, oriundos das cinco regiões do país.

Durante as três semanas do programa, os intercambistas participarão de atividades teóricas e práticas sobre defesa da concorrência. Entre elas, visitas guiadas a instituições relacionadas à política antitruste.

Os estudantes participarão também do Curso Aplicado de Defesa da Concorrência – palestras de capacitação ministradas por técnicos do Cade, professores e autoridades públicas. O objetivo é apresentar o trabalho desenvolvido pela autarquia, sua estrutura e principais trâmites. Serão abordados, entre outros temas, as ferramentas de controle de condutas anticompetitivas, os processos de análise de atos de concentração e a cooperação internacional na defesa da concorrência.

Além disso, os intercambistas vivenciarão a rotina de atuação do Cade. Eles serão lotados em unidades que compõem a estrutura do órgão, como Superintendência-Geral, gabinete dos conselheiros e Departamento de Estudos Econômicos, para realizarem atividades típicas de cada setor.

Ao final do programa, os participantes deverão produzir um artigo acadêmico, com tema a ser definido durante a realização do programa.

O PinCade visa fomentar o diálogo entre o meio acadêmico e as autoridades brasileiras de defesa da concorrência. A iniciativa é uma forma de incentivar a produção acadêmica nessa área e contribuir com a formação dos participantes. Realizado desde 1999, o programa já teve a participação de cerca de 400 estudantes.