Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade e Cedes assinam acordo de cooperação técnica

Notícias

Cade e Cedes assinam acordo de cooperação técnica

Institucional

Propósito é desenvolver ações voltadas ao fomento da defesa da concorrência
por Assessoria de comunicação Social publicado: 05/11/2015 15h00 última modificação: 22/04/2016 12h12

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade e o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social – Cedes assinaram, nesta quinta-feira (05/11), acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover a cultura da concorrência no país, especialmente no ambiente acadêmico.

Uma das primeiras ações a ser realizada em conjunto pelas duas entidades diz respeito ao PinCade, programa de intercâmbio da autarquia voltado a estudantes de todo o país. Na ocasião, os jovens vivenciam as atividades cotidianas do órgão nas áreas técnica e processual.

A edição 2016 do PinCade, que acontece de 18 de janeiro a 05 de fevereiro de 2016 em Brasília, contará com bolsas de estudo aos participantes proporcionadas pelo Cedes. Cada um dos 25 selecionados terá à disposição R$ 1 mil, como forma de cobertura das despesas durante o curso.

Ainda com relação ao programa de intercâmbio, o Cade selecionará um artigo entre os elaborados pelos alunos de pós-graduação e sugerirá que a linha de pesquisa abordada faça parte dos futuros projetos do Cedes. Além disso, um pesquisador ou ex-representante do Cedes será convidado para participar do curso de defesa da concorrência, uma das atividades do PinCade.

O acordo de cooperação técnica também prevê a promoção de encontros, palestras, conferências, seminários e congressos, além de treinamento e reciclagem de pessoal em assuntos relacionados à regulação de setores econômicos e promoção e defesa da concorrência.

A cooperação terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogada ao final deste período. Não haverá transferência de recursos – o pagamento das bolsas do PinCade será feito diretamente aos alunos pelo Cedes.

Clique aqui para acessar o site do PinCade.