Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade e Policia Federal realizam busca e apreensão em investigação de cartéis em obras de saneamento

Notícias

Cade e Policia Federal realizam busca e apreensão em investigação de cartéis em obras de saneamento

Cartel

Suposto cartel teria atuado em licitações para aquisição de conexões de polipropileno e de policloreto de polivinila
por Assessoria de Comunicação publicado: 27/11/2017 08h40 última modificação: 27/11/2017 10h45

A Operação “Vinil” foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (27/11) no estado de São Paulo. Fruto de trabalho conduzido pelo Cade, Ministério Público Federal (Grupo de Combate a Cartéis da Procuradoria da República no Estado de São Paulo) e pelo Departamento de Polícia Federal, a operação investiga suposta formação de cartel em licitações públicas para aquisição de conexões de polipropileno e de policloreto de polivinila, utilizadas em obras de saneamento básico.

Vinte servidores do Cade prestaram apoio à diligência, autorizada pela Justiça Federal.

Investiga-se se, no período de 2004 a 2015, as empresas do setor dividiram ao menos 100 licitações públicas, realizadas por empresas públicas de saneamento em 14 estados, mediante a apresentação de proposta de cobertura e da definição conjunta dos vencedores dos certames.

Cartéis

Os cartéis prejudicam seriamente os consumidores ao aumentar preços e restringir a oferta, tornando os bens e os serviços mais caros ou indisponíveis. O cartel traz prejuízos também à inovação, por impedir que outros concorrentes aprimorem seus processos produtivos e lancem novos e melhores produtos no mercado. Isso resulta em perda de bem-estar do consumidor e, no longo prazo, perda da competitividade da economia como um todo.