Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade firma acordo em suposto cartel de licitações para lavanderia hospitalar no Rio

Notícias

Cade firma acordo em suposto cartel de licitações para lavanderia hospitalar no Rio

TCC

Prática investigada ocorreu entre os anos de 1999 e 2005
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 30/07/2014 14h15 última modificação: 18/04/2016 18h19

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade celebrou, nesta quarta-feira (30), Termo de Compromisso de Cessação – TCC com a Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis S/A. Pelo acordo, a empresa se compromete encerrar as condutas investigadas em processo que apura suposto cartel em licitações realizadas por hospitais públicos do Rio de Janeiro (RJ) para a contratação de serviços de lavanderia hospitalar (PA nº 08012.008850/2008-94).

No termo firmado com o órgão antitruste, a empresa admite participação na prática investigada e se compromete a recolher R$ 2,95 milhões a título de contribuição pecuniária. O valor corresponde a quase 200% do que a empresa faturou com a prestação de serviços a hospitais públicos do Rio de Janeiro em 2005, último ano em que a conduta investigada teria ocorrido.

Segundo as investigações, o cartel teria atuado entre 1999 e 2005 por meio de acordos de divisão do mercado, nos quais as empresas combinavam previamente quem ganharia cada licitação e quais empresas apresentariam propostas de cobertura – aquela ofertada com valor superior para propositadamente não vencer a concorrência pública, apenas com o objetivo de simular a concorrência.

O processo foi instaurado em dezembro de 2008, a partir de provas colhidas na “Operação Roupa Suja”, realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro.

Para o conselheiro relator, Alessandro Octaviani, o acordo contribui para a implementação da política de defesa da concorrência por seu caráter dissuasório, em especial pelo fato de a empresa admitir participação nos fatos investigados e se abster de incorrer na conduta objeto do processo.

Com a assinatura do TCC, o processo fica suspenso com relação à Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis S/A, até que o Cade ateste o cumprimento integral das obrigações firmadas.