Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança edição semestral da Revista de Defesa da Concorrência

Notícias

Cade lança edição semestral da Revista de Defesa da Concorrência

Revista

A publicação tem como objetivo estimular discussões atuais sobre o antitruste
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 21/06/2019 10h05 última modificação: 24/06/2019 14h47

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou, nesta quarta-feira (19/06), a primeira edição de 2019 da Revista de Defesa da Concorrência. A publicação é editada semestralmente pela autarquia e tem como objetivo contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre defesa da concorrência, difundir conhecimento sobre o tema e mobilizar a comunidade acadêmica e profissional em torno de discussões atuais sobre o antitruste.

A revista apresenta nove artigos. Os textos tratam de temas como: os novos desafios da digitalização nas leis antitruste; análise do papel das autoridades de defesa da concorrência em casos da Europa e Ásia; responsabilidade civil por danos concorrenciais, análise das competências do Cade e Bacen sob a ótica do Princípio da Eficiência; Critério de Fixação das Multas Aplicadas aos Cartéis Conforme a Lei 12.529/2011; entre outros.

Submissão de artigos

O período para submissão de artigos para a segunda edição de 2019 da Revista de Defesa da Concorrência já está aberto e vai até o dia 31 de julho de 2019. Os trabalhos devem ser submetidos em Português, Inglês, Francês ou Espanhol, exclusivamente por meio eletrônico, pelo site www.cade.gov.br/revista.

Os textos serão avaliados previamente pela equipe editorial, que verificará a compatibilidade do conteúdo com a proposta da publicação, bem como a adequação quanto às normas técnicas para formatação do trabalho. Aqueles que não estiverem de acordo com o regulamento serão devolvidos aos autores, com possibilidade de reapresentação na próxima edição.

Os trabalhos aprovados na primeira etapa serão apreciados por pareceristas especializados e externos ao Cade. Esses profissionais opinarão pela aceitação, com ou sem ressalvas, ou rejeição do artigo. Tanto o processo de submissão quanto o de avaliação dos trabalhos são feitos eletronicamente e sem a identificação dos autores (blind review).

Os critérios a serem observados pelos pareceristas são: contribuição para o conhecimento científico, consistência dos resultados apresentados e caráter inovador do trabalho. O artigo deve ser inédito e não pode estar sendo avaliado para publicação por outra revista. Além disso, os autores deverão seguir as orientações de formatação, bem como diretrizes metodológicas, disponíveis no site da revista.

Mais informações sobre o processo de seleção dos artigos podem ser obtidas pelo e-mail .