Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança estudo sobre mercado de insumos agrícolas

Notícias

Cade lança estudo sobre mercado de insumos agrícolas

Institucional

10ª edição da série “Cadernos do Cade” apresenta a evolução das análises de atos de concentração e investigação de condutas no setor
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 21/02/2020 17h55 última modificação: 21/02/2020 17h55

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou, nesta sexta-feira (21/02), estudo sobre o mercado de insumos agrícolas, com foco nos setores de sementes, defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas. A publicação é a 10ª edição da série “Cadernos do Cade”, que aborda aspectos relevantes sobre as decisões do órgão antitruste nos mais variados setores da economia, compondo um material de consulta para advogados, economistas, gestores públicos, estudantes e demais interessados.  

O principal objetivo do estudo é apresentar a evolução das análises do Cade nos processos de atos de concentração e investigação de condutas no mercado de insumos agrícolas. Desse modo, é apresentado um panorama da importância econômica do setor e aspectos relevantes da sua dinâmica. Também são abordados os efeitos da concorrência por inovação no funcionamento desse mercado.

Além disso, a publicação reúne análises de atos de concentração, com destaque para as definições que se consolidaram ao longo dos anos e os temas que foram objeto de mudanças de interpretação no âmbito do Conselho. O estudo também avalia três grandes fusões recentes de indústrias de insumos e compara as análises empreendidas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Há ainda um capítulo dedicado a apresentar os casos de condutas anticompetitivas nos mercados de insumos já julgados pelo Cade.

Por fim, o estudo levanta questões que deverão ser consideradas em futuras análises de concorrência nesses mercados, entre elas a crescente incorporação de conceitos da economia digital (como big data, internet das coisas, entre outros) e o surgimento de empresas startups inovadoras no setor (as agtechs).

Acesse o Caderno do Cade – Mercado de Insumos Agrícolas.