Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança estudo sobre mercado de transporte marítimo de contêineres

Notícias

Cade lança estudo sobre mercado de transporte marítimo de contêineres

Estudo

Publicação analisa aspectos concorrenciais do setor, explorando questões relativas a atos de concentração e condutas ilícitas
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 28/12/2018 16h22 última modificação: 28/12/2018 17h29

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade lançou, nesta sexta-feira (28/12), o estudo “Mercado de Transporte Marítimo de Contêineres” para avaliar aspectos concorrenciais do setor na economia nacional. Trata-se da sétima edição da série Cadernos do Cade, elaborada pelo Departamento de Estudos Econômicos (DEE) da autarquia.

O trabalho explora a atuação do Cade em casos de atos de concentração e de denúncias de práticas anticompetitivas envolvendo esse mercado, e busca comparar o processo de análise antitruste realizado pela autarquia com a experiência internacional. São traçadas também as tendências e as necessidades de aprofundamento em questões que poderão promover a concorrência no setor.

O caderno é dividido em três capítulos principais. O primeiro apresenta uma descrição do mercado de transporte marítimo de contêineres, suas características e a regulamentação existente. O segundo faz uma análise crítica a respeito do arranjo que tem sido estabelecido no setor nos últimos 20 anos. Conforme aponta o estudo, há forte tendência de concentração no mercado em razão de uma sequência de fusões e aquisições, principalmente por meio de movimentos baseados em acordos firmados entre empresas concorrentes.

Por fim, com o objetivo de complementar o debate, na terceira parte do texto o DEE busca entender o funcionamento do mercado em diferentes contextos sociopolíticos para avaliar a atuação de diversos órgãos de defesa da concorrência no mundo e, desse modo, aprimorar as discussões do Cade sobre a questão.

Lançada em 2015, a série de estudos Cadernos do Cade tem como finalidade consolidar, sistematizar e divulgar a jurisprudência do Cade em relação a um mercado específico, considerando seus aspectos econômicos e concorrenciais, para aumentar a transparência das decisões tomadas pela autarquia.

Acesse o estudo “Mercado de Transporte Marítimo de Contêineres”.