Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança Guia para envio de dados ao DEE

Notícias

Cade lança Guia para envio de dados ao DEE

Institucional

Documento, que recebeu contribuições da sociedade, busca padronizar as informações enviadas à autarquia para tornar mais célere a análise dos casos
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 23/04/2019 18h19 última modificação: 24/04/2019 10h28

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou, nesta quarta-feira (24/04), o Guia para envio de dados ao Departamento de Estudos Econômicos (DEE) da autarquia. O documento orienta os participantes do mercado a respeito da padronização no envio de informações solicitadas pela autoridade antitruste, de modo a aprimorar e tornar mais célere as análises dos casos.

A solicitação de dados pelo DEE tem por objetivo reunir informações detalhadas sobre um determinado mercado. Isso possibilita que o departamento elabore estudos, notas técnicas e pareceres econômicos para subsidiar a análise de atos de concentração e investigações de condutas anticompetitivas pela Superintendência-Geral e pelo Tribunal do Cade.

Com a publicação do Guia, o Cade espera que os dados sejam enviados de forma mais clara e precisa à autarquia. O documento, estruturado em sete seções, apresenta tópicos específicos que reúnem melhores práticas associadas ao compartilhamento de dados com autoridades antitruste, definições básicas das variáveis geralmente solicitadas, além de prazos para respostas e orientações para o preenchimento das planilhas.

O documento não é vinculante e não tem caráter de norma. Suas diretrizes podem ser alteradas pela autarquia a depender das especificidades do caso em análise.

Contribuições da sociedade

A versão preliminar do guia ficou disponível no site do Cade para receber contribuições da sociedade entre 05 de dezembro de 2018 e 05 de fevereiro de 2019.

Durante o período, foram recebidas importantes sugestões da Comissão de Estudos da Concorrência e Regulação Econômica da OAB/SP (CECORE) e do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC). As contribuições resultaram em maior precisão das recomendações propostas. 

O Guia é resultado de um esforço coletivo do Cade, coordenado pelo DEE, que contou ainda com os trabalhos de consultoria desenvolvidos em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Acesse as contribuições recebidas.

Acesse o Guia de envio de dados para o DEE do Cade.