Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança livro que conta história da defesa da concorrência no Brasil

Notícias

Cade lança livro que conta história da defesa da concorrência no Brasil

INSTITUCIONAL

Publicação é parte do projeto que comemorou o cinquentenário do órgão
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 11/09/2013 14h30 última modificação: 03/05/2016 11h30

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Vinicius Marques de Carvalho, lançou na sessão desta quarta-feira (11) o livro Defesa da Concorrência no Brasil: 50 anos.  A publicação narra a história da agenda antitruste no país desde as discussões que levaram, em 1962, à criação do Cade até os primeiros resultados da reestruturação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC cinquenta anos depois, com a Lei 12.529/11.

 “A história do Cade revela as conquistas, mas também os percalços para se construir uma política pública capaz de combater o abuso do poder econômico no Brasil. É justamente esse curso de fortalecimento institucional crescente e de transformação contínua nos contextos político e econômico que narramos no livro”, apresenta o presidente do órgão.

A publicação é uma das iniciativas do Projeto Cade 50 anos, realizado pela autarquia com o apoio do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – CFDD do Ministério da Justiça. O projeto teve início em setembro de 2012, mês em que o Cade completou seu cinquentenário. As primeiras ações foram a realização de uma sessão solene de julgamento que reuniu autoridades e ex-integrantes do SBDC e o lançamento de uma campanha publicitária sobre a importância da defesa da concorrência para a economia e para a sociedade.

Os anúncios publicitários foram veiculados em sete revistas e seis jornais de circulação nacional, além de 17 portais na internet. A campanha contou também com um hot site com conteúdo didático sobre os principais marcos legislativos, atuação e competências do SBDC. As informações ficaram no ar durante todo o ano em que se comemorou o cinquentenário da autarquia.

Ainda como parte do Projeto Cade 50 anos, em janeiro deste ano foi promovido o Seminário Fronteiras da Defesa da Concorrência, que contou com cerca de 200 pessoas e discutiu a relação da política antitruste com temas como regulação, desenvolvimento, política industrial e Poder Judiciário. Os debates e palestras também foram transmitidos ao vivo pelo site do Cade.

O lançamento do livro Defesa da Concorrência no Brasil: 50 anos encerra o calendário comemorativo do cinquentenário. Os 500 exemplares impressos e as mil unidades em CD da publicação serão distribuídos a bibliotecas, instituições de ensino, órgãos públicos e entidades ligadas à temática da defesa da concorrência. A obra também está disponível para download no site da autarquia.

Clique aqui para acessar o livro Defesa da Concorrência no Brasil: 50 anos.