Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança novo site do seu programa de intercâmbio e abre prazo para inscrições

Notícias

Cade lança novo site do seu programa de intercâmbio e abre prazo para inscrições

Institucional

Interessados terão até 4 de novembro para se candidatar ao PinCade 2019
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 04/10/2018 10h47 última modificação: 29/10/2018 18h31

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou o novo site do programa de intercâmbio da autarquia, o PinCade. Com layout totalmente reformulado, o portal possibilitará que os estudantes acompanhem as informações relativas ao programa de forma ainda mais transparente e intuitiva.

Uma novidade da edição 2019 do PinCade é que os estudantes contarão com mais tempo para desenvolver as atividades do programa. A partir desta edição, o intercâmbio será realizado em quatro semanas, entre os dias 21 de janeiro e 15 de fevereiro. Durante esse período, os intercambistas terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano da autarquia, participando de atividades práticas orientadas nos Gabinetes dos Conselheiros, Superintendência-Geral, Departamento de Estudos Econômicos, Procuradoria Federal Especializada e na Diretoria de Administração e Planejamento.

Além disso, os estudantes selecionados participarão de um curso sobre defesa da concorrência, ministrado por integrantes do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e por professores especializados em temas ligados à atuação do Cade. Também estão previstas visitas guiadas a instituições relacionadas à política antitruste.

Ao final do intercâmbio, os estudantes deverão produzir artigo acadêmico, critério determinante para a conclusão do programa. Também serão avaliadas a assiduidade, pontualidade e qualidade do trabalho realizado nas unidades da autarquia.

O PinCade tem como objetivo estimular o diálogo entre o meio acadêmico e as autoridades brasileiras de defesa da concorrência. A iniciativa é uma forma de incentivar a produção acadêmica nessa área e contribuir com a formação dos participantes. Desde a primeira edição, em 1999, mais de 400 estudantes já participaram do programa.

Inscrições

As inscrições para a edição 2019 do PinCade deverão ser realizadas exclusivamente por meio do site do programa, até o dia 4 de novembro.

Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo 16 para alunos de graduação e quatro para pós-graduandos. Poderão concorrer estudantes das mais diversas áreas, especialmente aquelas de Ciências Jurídicas, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Administração e Gestão de Políticas Públicas.

O processo seletivo buscará aprovar candidatos com grau de excelência para o desempenho das atividades previstas. Se atendidos os requisitos acadêmicos, o Cade levará em consideração a representatividade das cinco regiões do país e a equidade de gênero na escolha dos intercambistas.

Acesse o edital do PinCade 2019.