Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade lança versão preliminar de Guia de Dosimetria de Multas de Cartel

Notícias

Cade lança versão preliminar de Guia de Dosimetria de Multas de Cartel

Guia

Documento está disponível para que a sociedade contribua até 1º de agosto
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 02/07/2020 12h02 última modificação: 02/07/2020 12h03

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) lançou nesta quinta-feira (02/07) a versão preliminar do Guia de Dosimetria de Multas de Cartel. O documento ficará disponível para contribuição da sociedade até o dia 1º de agosto.

O guia apresenta a metodologia que vem sendo utilizada pelo Tribunal do Cade na definição de multas a esse tipo de conduta anticompetitiva, com base na análise da jurisprudência das multas aplicadas pelo órgão de janeiro de 2012 a julho de 2019. A partir do documento, espera-se que representados e sociedade melhor compreendem como são estabelecidas as sanções impostas em condenações de cartel pela autoridade antitruste brasileira.

A elaboração do documento mostrou-se necessária após discussões em âmbito interno e externo. A necessidade da formulação do guia também foi reforçada a partir da publicação de documento sobre a política de concorrência no Brasil pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2019, que apontou questões a serem aprimoradas ao analisar os valores de multas impostas pelo Cade.

"Com a publicação do 'Guia de dosimetria de multas de cartel', o Cade entende que dará um passo adiante na política de defesa da concorrência ao seguir as recomendações da OCDE e dar maior transparência às suas ações e decisões", afirmou o presidente do Cade, Alexandre Barreto, na exposição de motivos da consulta pública.

O guia não é vinculativo e não tem caráter de norma. Ou seja, suas diretrizes podem ser alteradas pela autarquia a depender das especificidades do caso em análise.

Interessados em contribuir com o documento sobre dosimetria de multas de cartel podem enviar sugestões para o e-mail consultapublica022020@cade.gov.br.

Acesse a versão preliminar do Guia de Dosimetria de Multas de Cartel.