Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade permanece entre as mais reconhecidas agências antitruste do mundo

Notícias

Cade permanece entre as mais reconhecidas agências antitruste do mundo

Institucional

Autarquia mantém quatro estrelas em ranking internacional
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 30/06/2015 11h00 última modificação: 26/02/2016 13h14

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, quatro estrelas, no ranking realizado anualmente pela revista britânica Global Competition Review – GCR, especializada em política de concorrência e regulação.

Com o resultado, o Cade permaneceu entre os mais reconhecidos órgãos antitruste do mundo, atrás apenas das agências da França, Alemanha, Estados Unidos (Department of Justice`s antitrust division e Federal Trade Commission) União Europeia,  Japão e Coréia.

Nesta edição, 36 agências de diversas jurisdições foram avaliadas a partir de critérios qualitativos e quantitativos. A avaliação é referente ao desempenho das autoridades antitruste em 2014 na tarefa de proteger a economia de práticas anticompetitivas.

De acordo com a publicação, o Cade manteve sua nota por continuar a analisar atos de concentração com rapidez e de forma eficiente, apesar do aumento do número de casos complexos submetidos ao aval do órgão.

Além disso, o relatório da GCR aponta as mudanças procedimentais realizadas pelo Cade em 2014 como indicativos do bom desempenho da autarquia no ano. A revista britânica ressaltou a implementação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, sistema oficial de gestão de documentos eletrônicos do Cade, como resultado do esforço da agência antitruste brasileira em melhorar a segurança de dados e a transparência.

A GCR também aponta o empenho do Cade em publicar orientações sobre a aplicação da lei antitruste brasileira, destacando a Resolução nº 10/2014 que disciplinou a notificação de contratos associativos.

Para o presidente do Cade, Vinicius Marques de Carvalho, a avaliação da Global Competition Review é um reconhecimento pela comunidade internacional de todo investimento e esforço do Cade em aprimorar a sua atuação em matéria de defesa da concorrência no Brasil.