Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade promove debate sobre defesa da concorrência no Mercosul

Notícias

Cade promove debate sobre defesa da concorrência no Mercosul

Institucional

Especialistas em política antitruste dos países membros do bloco se reuniram em Brasília
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 12/05/2015 16h35 última modificação: 02/03/2016 10h59


Nessa segunda e terça-feira (11 e 12), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade realizou em Brasília a 61ª Reunião do Comitê Técnico de Defesa da Concorrência – CT-05 do Mercosul. O evento reuniu especialistas em política antitruste dos países membros do bloco para debater o tema e promover o compartilhamento de melhores práticas relativas à defesa da concorrência. O objetivo principal é facilitar a análise de atos de concentração envolvendo empresas que também atuam em outros países que compõem o bloco.

Neste ano, o Brasil assumiu a presidência Pro Tempore do Mercosul. Uma de suas atribuições nesse cargo é organizar as reuniões dos comitês dos quais participa no âmbito do bloco. Para tanto, a organização do evento fica a cargo do órgão ou entidade governamental participante de cada comitê. Dessa forma, a cooperação no Mercosul não fica restrita aos altos níveis governamentais, mas abarca também a cooperação técnica entre agências análogas nos respectivos países-membros. A reunião promovida pelo Cade nesta semana está inserida nesse contexto.

As atividades do CT-05 fornecem subsídios à administração dos instrumentos de política comercial comum, incluindo também os temas relacionados à concorrência. As medidas debatidas são analisadas pela Comissão de Comércio do Mercosul – CCM, órgão encarregado, entre outros assuntos, da aplicação de políticas comerciais comuns.