Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade promove seminário sobre metodologia de filtro econômico para detecção de cartéis em licitações

Notícias

Cade promove seminário sobre metodologia de filtro econômico para detecção de cartéis em licitações

Evento

Evento é aberto ao público externo e será realizado na próxima terça-feira (28/01). Inscreva-se!
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 23/01/2020 18h23 última modificação: 23/01/2020 18h23

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizará, na próxima terça-feira (28/01), a primeira edição de 2020 do projeto Seminários de Economia e Defesa da Concorrência. O evento será realizado no Plenário da autarquia, e terá como tema o estudo “Using the Moran’s I to detect Bid Rigging in Brazilian Procurement Auctions”.

O trabalho, produzido em inglês, tem por objetivo apresentar uma metodologia de filtro econômico para a detecção de cartéis em licitações, baseada na estatística Moran's I. A ideia proposta é identificar se os lances feitos na primeira fase dos pregões eletrônicos de contratos licitatórios apresentam autocorrelação sistemática, o que poderia indicar a formação de um cartel.

O palestrante será Ricardo Carvalho de Andrade Lima, um dos autores do estudo. Ele é Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), analista pericial em Economia do Ministério Público Federal e professor da Universidade Católica de Brasília. Em 2017, ele atuou no Departamento de Estudos Econômicos (DEE/Cade), durante participação na 37ª edição do programa de intercâmbio da autarquia, o PinCade.

O encontro é gratuito e aberto a servidores, gestores públicos, acadêmicos, estudantes, advogados e demais interessados. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição.

O projeto Seminários de Economia e Defesa da Concorrência é uma iniciativa do DEE para promover debates e compartilhamento de ideias, pesquisas e práticas relacionadas a temas de Economia aplicados à defesa da concorrência.

Serviço

Seminário de Economia e Defesa da Concorrência - “Using the Moran’s I to detect Bid Rigging in Brazilian Procurement Auctions”

Data: 28 de janeiro (terça-feira)

Horário: 14h30

Local: plenário do Cade. SEPN 515, Conjunto D, Lote 4, Edifício Carlos Taurisano. Asa Norte - Brasília/DF.