Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade realiza audiência pública para discutir impactos concorrenciais no setor de PET

Notícias

Cade realiza audiência pública para discutir impactos concorrenciais no setor de PET

Audiência Pública

Debate será no dia 09 de maio
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 24/04/2013 15h00 última modificação: 03/05/2016 12h15

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade realizará no dia 09 de maio (quinta-feira) uma audiência pública para debater assuntos relacionados à consulta apresentada pela Associação Brasileira da Indústria PET – ABIPET sobre os impactos concorrenciais da importação de pré-forma de garrafas PET (uma peça em forma de tubo que é posteriormente inflada para chegar à embalagem final de PET). O objetivo da audiência pública é discutir os aspectos técnicos dessa cadeia para auxiliar a análise do Cade sobre a consulta apresentada.

O mercado de embalagens PET é afetado pelo Regime de Origem do MERCOSUL, que garante tratamento tarifário preferencial às mercadorias vindas dos países participantes do bloco. O setor também é influenciado pelo regime aduaneiro especial, previsto no Decreto Lei nº 37, chamado de “drawback”. Esse instrumento consiste em incentivos tributários para a importação de insumos de produtos a serem exportados pelo Brasil.

Na consulta apresentada ao Cade, a ABIPET alega que essas normas prejudicam a produção nacional de pré-forma, pois incentivam a importação do insumo de outros países do MERCOSUL.

A audiência pública terá três rodadas de apresentações e contará com a participação de palestrantes de diversos órgãos para fazer exposições sobre o tema. O debate será aberto a quaisquer interessados e o áudio das discussões será transmitido ao vivo no site da autarquia.

As contribuições e pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados previamente, com a devida identificação do requerente, até às 18h do dia 06 de maio, para o e-mail audienciapublica01@cade.gov.br. Os questionamentos prévios deverão ser solicitados por meio do Formulário de Pedido de Esclarecimento, disponível aqui. Outras manifestações escritas também poderão ser formuladas durante a audiência.

Serviço

Audiência Pública sobre impactos concorrenciais no setor de PET
Data: 09/05/2013 (quinta-feira)
Horário: 08h30 às 12h30
Local: Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade
Endereço: SEPN 515, Conjunto D, Lote 4, Ed. Carlos Taurisano, Brasília/DF.