Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade realiza cerimônia de posse do novo presidente da autarquia

Notícias

Cade realiza cerimônia de posse do novo presidente da autarquia

Institucional

Solenidade também marcou o encerramento do mandato do superintendente-geral
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 28/06/2017 19h29 última modificação: 28/06/2017 19h36

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade realizou nesta quarta-feira (28/06) a cerimônia de posse do novo presidente da autarquia, Alexandre Barreto de Souza. A solenidade ocorreu no Plenário do órgão e contou com as presenças do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Levi Mello do Amaral Júnior; e do secretário da Secretaria de Acompanhamento Econômico, Mansueto Facundo de Almeida Júnior. A cerimônia também marcou o encerramento do mandato do superintendente-geral do Cade, Eduardo Frade, que termina no próximo dia 15 de julho.

Dando início à solenidade, Eduardo Frade apresentou um balanço da sua gestão à frente da Superintendência do órgão nos últimos três anos. O superintendente-geral destacou os resultados alcançados que contribuíram significativamente para a maior efetividade dos serviços prestados pelo Cade à sociedade.

“Fazer parte do processo de construção dessa instituição a partir da nova lei de defesa da concorrência foi uma experiência única. Eu termino meu mandato com a sensação de ter contribuído para um legado importante. Temos hoje um sistema de análise de atos de concentração eficiente equiparável aos melhores do mundo, um aparato superior de detecção em investigação de cartéis, especialmente cartéis em licitações, um programa de leniência maduro e uma política de acordos inovadora no país, com resultados surpreendentes em casos de grande impacto e relevância”, avaliou.

Em seguida, a conselheira Cristiane Alkmin J. Schmidt, em nome dos demais membros do Plenário, parabenizou o superintendente pelos resultados alcançados em sua gestão e destacou o comprometimento e seriedade do trabalho desenvolvido por ele e sua equipe. “O sucesso do Cade hoje se deve também ao seu árduo e incansável trabalho. Sua passagem foi muito produtiva e será sempre lembrada”, afirmou.

Alkmin também deu as boas-vindas ao novo presidente, Alexandre Barreto de Souza. A conselheira reforçou a importância do órgão ter um presidente nomeado que direcionará o ritmo do Cade nos próximos quatro anos, estabelecendo metas e prioridades para otimizar os esforços do competente corpo técnico que atua na autarquia.

“São muitos os desafios do antitruste no Brasil atualmente e que por tabela serão muitos dos seus desafios como novo presidente do Cade. Me parece excelente a iniciativa de ter como uma das prioridades o fortalecimento do programa de leniência e sua fecunda cooperação com outros órgãos estatais para facilitar a negociação no âmbito do programa”, avaliou.

Na sequência, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Levi Mello do Amaral Júnior, fez um agradecimento ao superintendente-geral do Cade, em nome do ministro da Justiça, Torquato Jardim, pelo trabalho desempenhado. O secretário também desejou boas-vindas ao presidente Barreto de Souza. “É uma alegria poder comparecer a essa sessão e desejar ao novo presidente o mesmo sucesso que seus antecessores. Que sua gestão continue engrandecendo o Cade, fazendo jus à antiga tradição de justiça administrativa que o órgão resgata com o devido reconhecimento da sociedade brasileira”, disse.

Ao final da solenidade, o novo presidente da autarquia afirmou ser uma enorme honra passar a integrar o quadro do Cade. Barreto de Souza reforçou seu comprometimento em colaborar e acrescentar ao conhecimento da equipe do órgão a sua experiência de 25 anos de atuação na administração pública.

“Como agente público, sempre primei pela transparência e pelo diálogo. Procurei seguir o caminho que une interesse da sociedade e do poder púbico. Penso que essa é a direção a ser continuada. Espero contribuir para poder manter o padrão de qualidade técnica e de gestão que, sem dúvida, se tornou a marca desta instituição”.

O presidente também destacou a importância da autarquia fortalecer os canais de comunicação e de colaboração com os órgãos fiscalizadores, assim como os demais setores da sociedade. “O intuito é estabelecer parcerias que resultem na troca de informações e de conhecimento necessários para a tomada de decisões cada vez melhores no âmbito do Cade. A integração e atuação conjunta propiciarão maior segurança jurídica no processo decisório e permitirá entregas de melhores resultados ao país e à sociedade”.

Por fim, Barreto de Souza fez um agradecimento especial a todos os servidores da autarquia, que, segundo ele, fortalecem as bases do órgão com dedicação e comprometimento.

“Sem vocês, nenhum trabalho seria desenvolvido no âmbito do Cade, com tanto êxito e tanta segurança como nos últimos anos. A força de uma equipe é o que move os motores de uma instituição. Tenham certeza que em minha gestão vocês terão o devido apoio e o devido reconhecimento”.

O presidente afirmou que sempre estará aberto ao diálogo e que buscará desenvolver uma gestão pautada na transparência e no fortalecimento institucional.

 “Assumo o compromisso de ser óleo nessa engrenagem. É uma honra assumir a gestão dessa casa e partilhar com vocês esse desafio”, finalizou.