Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cade realiza credenciamento de pareceristas para a Revista de Defesa da Concorrência

Notícias

Cade realiza credenciamento de pareceristas para a Revista de Defesa da Concorrência

Entre os requisitos desejáveis aos avaliadores destaca-se experiência acadêmica e contato com o tema de defesa da concorrência
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 22/09/2020 09h38 última modificação: 09/10/2020 10h00

A coordenação editorial da Revista de Defesa da Concorrência (RDC) está cadastrando interessados em atuar como parecerista para avaliação de artigos científicos submetidos à publicação eletrônica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Para se cadastrar, preencha o formulário no site da RDC.  Após o cadastro, é necessário enviar e-mail para revista@cade.gov.br informando a área de interesse para recebimento de artigos. Entre os requisitos desejáveis aos avaliadores destaca-se experiência acadêmica e contato com o tema de defesa da concorrência.

Além de contribuir com a produção de periódico jurídico reconhecido no Brasil, que possui qualificação B1 no âmbito do Programa Qualis, do Ministério da Educação, o profissional que atua como parecerista da RDC é certificado pelo Cade.

A revista é editada semestralmente e tem como foco artigos que tratam de temas relacionados à política antitruste sob as óticas do Direito, Economia, Relações Internacionais e áreas correlatas. Os trabalhos podem ser produzidos no formato de estudo doutrinário ou de comentário de jurisprudência e devem ser enviados em Português, Inglês, Francês ou Espanhol.

Processo de avaliação

Os artigos científicos são avaliados previamente pela coordenação editorial da RDC, que verifica a compatibilidade do conteúdo com a proposta da publicação, bem como a adequação quanto às normas técnicas para formatação do trabalho.

Os textos aprovados na primeira etapa seguem para avaliação dos pareceristas. Esses profissionais devem opinar pela aceitação, com ou sem ressalvas, ou rejeição do artigo. Tanto o processo de submissão quanto o de avaliação dos trabalhos são feitos eletronicamente e sem a identificação dos autores (blind review).

Na análise dos trabalhos, os pareceristas observam critérios como contribuição para o conhecimento científico, consistência dos resultados apresentados e caráter inovador do trabalho. O artigo deve ser inédito e não pode estar sendo avaliado para publicação por outra revista. Além disso, os autores deverão seguir as orientações de formatação, bem como diretrizes metodológicas.

Os avaliadores da RDC recebem, no máximo, dois artigos por semestre para elaboração de parecer e o fluxo editorial é realizado integralmente por meio eletrônico, na plataforma da revista.

Ficou interessado? Faça seu cadastro no site da RDC: https://revista.cade.gov.br/