Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convênio entre Serasa e SPC Brasil é autorizado pelo Cade

Notícias

Convênio entre Serasa e SPC Brasil é autorizado pelo Cade

Ato de Concentração

Operação foi aprovada sem restrições
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 09/10/2013 17h00 última modificação: 05/05/2016 14h48

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade aprovou, nesta quarta-feira (09), sem restrições, acordo de cooperação entre Serasa S/A e Serviço Nacional de Proteção ao Crédito – SPC Brasil para acesso recíproco às suas bases de dados de pessoas físicas e jurídicas e desenvolvimento conjunto de novos serviços de informações para o crédito.

A operação (Ato de Concentração 08012.009089/2011-11) mantém as instituições separadas e com banco de dados independentes.

A Serasa é controlada pelo Grupo Experian, que fornece dados e ferramentas de análise de risco de crédito e informações estratégicas de mercado em diversos países. O SPC Brasil é um provedor de informações para análise de crédito organizado no âmbito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas para prestação de serviços aos lojistas associados.

O setor de serviço de informações para o crédito no Brasil conta apenas com três agentes – Serasa, SPC Brasil e Boa Vista Serviços. O conselheiro relator, Eduardo Pontual Ribeiro, explicou que o baixo número de agentes nesse segmento é comum em diversos países.

De acordo com Pontual, mesmo após a operação a instituição concorrente apresenta plenas condições de disputar o mercado com as conveniadas. Ele apontou que a Boa Vista possui banco de dados amplo e atrativo, e atua com empresa que possui experiência internacional no setor, a Equifax Brasil.

Além disso, a instituição mantém relacionamento com entidades lojistas reunidas em uma plataforma de compartilhamento denominada Rede Verde Amarela. “Isso permite que ela rivalize com as duas novas parceiras. Apesar do incremento de poder observado, o mercado não será prejudicado”, ressaltou.