Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Departamento de Estudos Econômicos completa 11 anos e Cade realiza seminário sobre trajetória

Notícias

Departamento de Estudos Econômicos completa 11 anos e Cade realiza seminário sobre trajetória

Evento

Evento online ocorrerá dia 24/09 e marcará lançamento de publicação que conta história da atuação do DEE na defesa da concorrência no Brasil
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 21/09/2020 18h30 última modificação: 23/09/2020 14h32

Em comemoração aos 11 anos do Departamento de Estudos Econômicos (DEE), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizará na próxima quinta-feira (24/09), às 10h, edição especial do projeto Seminários Economia & Defesa da Concorrência. O evento online marcará o lançamento de documento de trabalho que conta a trajetória do DEE, órgão da autarquia responsável pela aplicação da teoria econômica em políticas públicas relacionadas à matéria antitruste no Brasil.

O presidente do Cade, Alexandre Barreto, o superintendente-geral, Alexandre Cordeiro, e o economista-chefe, Guilherme Resende, farão a abertura do seminário, que contará com a presença de outras autoridades da autarquia e de antigos dirigentes e integrantes do DEE.

Com o título “Departamento de Estudos Econômicos do Cade: Passado, Presente e Futuro”, o documento de trabalho foi produzido por Resende e pelos coordenadores do DEE Ricardo Medeiros de Castro e Felipe Neiva Mundim. A publicação apresenta um panorama das atividades desenvolvidas pelo Departamento desde a sua criação, em 18 de setembro de 2009, até os dias atuais, e servirá de base para os debates.

O seminário é aberto a servidores, gestores públicos, acadêmicos, estudantes, advogados e demais interessados. A transmissão será pelo canal do Cade no YouTube.

O projeto Seminários Economia & Defesa da Concorrência é uma iniciativa do DEE para promover debates e compartilhamento de ideias, pesquisas e práticas relacionadas a temas de Economia aplicados à defesa da concorrência.

Sobre a publicação

O documento de trabalho “Departamento de Estudos Econômicos do Cade: Passado, Presente e Futuro” registra os processos de criação e consolidação do DEE/Cade, traçando um panorama das principais realizações do órgão ao longo dos anos. Para desenvolver o estudo, os autores consultaram diversos normativos e legislações com o objetivo de levantar as mudanças institucionais promovidas durante a história do Departamento.

Também foi realizada extensa pesquisa em todo o material produzido pela equipe do DEE, incluindo notas técnicas, guias e outras publicações. Os autores relacionaram ainda as realizações do DEE ano a ano e fizeram análises resumidas dos estudos e eventos promovidos durante a sua trajetória. Por fim, o documento apresenta iniciativas em desenvolvimento pela equipe do Departamento.

Acesse o documento de trabalho Departamento de Estudos Econômicos do Cade: Passado, Presente e Futuro.

Serviço

Seminários Economia e Defesa da Concorrência
Lançamento do documento de trabalho “Departamento de Estudos Econômicos do Cade: Passado, Presente e Futuro”
Data: 24 de setembro (quinta-feira)
Horário: 10h
Transmissão pelo canal do Cade no YouTube