Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro sobre compliance concorrencial será lançado no plenário do Cade

Notícias

Livro sobre compliance concorrencial será lançado no plenário do Cade

Lançamento

Obra reúne contribuições apresentadas em seminário promovido pela autarquia em parceria com o Cedes
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 16/05/2017 17h41 última modificação: 16/05/2017 17h41

 Será lançado nesta quarta-feira (17/05), no plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, o livro “Compliance e Concorrência”. A obra reúne significativas contribuições apresentadas durante o seminário “Compliance e a Defesa da Concorrência”, promovido pelo Cade em parceria com o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social – Cedes, a Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região e a Associação dos Juízes Federais do Brasil.

 O evento reuniu em São Paulo palestrantes do meio acadêmico, de organizações internacionais, da iniciativa privada e do poder público. Durante a ocasião, foram debatidos temas relacionados às melhores práticas em compliance concorrencial com vistas a discutir o aprimoramento da política antitruste nessa seara.

 Do encontro resultou a coletânea de artigos a ser lançada nesta quarta-feira. O objetivo é colaborar para a disseminação do tema, fornecendo subsídios para que as empresas desenvolvam seus programas de compliance como ferramentas importantes na prevenção de condutas anticompetitivas e nocivas aos mercados.

 A coletânea de artigos foi organizada pelos professores Vinicius Marques de Carvalho e João Grandino Rodas, presidente do Cedes, ambos ex-presidentes do Cade. A publicação conta com a participação de vários servidores e ex-servidores da autarquia.

Parceria

Desde janeiro de 2013, quando firmaram acordo de cooperação técnica, o Cade e o Cedes promovem ações conjuntas para a organização de estudos, seminários, cursos, palestras e publicações relativas ao Direito da Concorrência. 

A parceria já viabilizou, além do evento sobre o tema, outras oportunidades de troca de conhecimentos a respeito de assuntos concorrenciais, como o seminário internacional “A Defesa da Concorrência e o Poder Judiciário” e o seminário “Os desafios da judicialização da defesa da concorrência, da regulação e do comércio internacional”.

O Cedes também tem apoiado o Cade na realização do programa de intercâmbio da autarquia, o PinCade, e é um dos parceiros do órgão na realização da 5ª Conferência Internacional de Concorrência dos BRICS, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 8 e 10 de novembro.

O Cedes é uma instituição idealizada por um grupo de estudiosos que, desde 2004, se propuseram a discutir e debater temas relacionados ao desenvolvimento econômico, social e jurídico do Brasil. O centro tem como objetivo promover estudos e pesquisas relacionadas a grandes questões que afetam a sociedade brasileira.

Serviço

Lançamento do livro “Compliance e Concorrência”
Data: 17 de maio de 2017
Local: Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade
Horário: 10h
Endereço: SEPN 515, Bloco D, Lote 4, Ed. Carlos Taurisano, Brasília – DF