Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista de Defesa da Concorrência recebe qualificação B2 do Qualis

Notícias

Revista de Defesa da Concorrência recebe qualificação B2 do Qualis

Revista

Resultado coloca a revista do Cade entre os melhores periódicos brasileiros em Direito
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 26/06/2015 14h00 última modificação: 18/04/2016 14h48

Editada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, a Revista de Defesa da Concorrência recebeu a qualificação “B2” da área de Direito no âmbito do Qualis. O resultado foi divulgado nesta semana. Anteriormente, a revista estava classificada no estrato “C”.

O Qualis é utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para medir a qualidade dos periódicos científicos nos quais costumam ser publicadas as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no país. A premissa base do sistema de avaliação é a de que são classificados apenas os periódicos que já tenham recebido publicação de docente ou discente de programa de pós-graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG.
 
O Qualis é atualizado periodicamente (em geral, a cada dois anos) e classifica os veículos nos níveis de qualidade A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C – sendo A1 o conceito mais elevado. Considerando a existência de 2.200 periódicos no WebQualis de Direito, o resultado obtido pelo Cade insere a Revista de Defesa da Concorrência entre os 10% melhores periódicos brasileiros em Direito. Isto porque apenas 272 periódicos em Direito – incluindo revistas brasileiras e estrangeiras – possuem classificação nos estratos A1, A2, B1 e B2 do Qualis.
 
A Capes é um órgão do Ministério da Educação e principal instituição para qualificação de periódicos acadêmicos do país.
 
Sobre a revista 

A edição pelo Cade de uma publicação periódica sobre defesa da concorrência teve início em 1975, com o lançamento da Revista de Direito Econômico. Em 2004, o veículo passou a se chamar Revista de Direito da Concorrência. Em 2012, com nova linha editorial, recebeu o nome de Revista de Defesa da Concorrência, quando passou a adotar o sistema eletrônico de editoração de revistas. Desde a primeira versão até hoje, mais de 50 edições foram publicadas. O objetivo da publicação é contribuir para o fomento da produção acadêmica sobre defesa da concorrência no país e difundir o conhecimento sobre o tema.

Acesse o site da Revista de Defesa da Concorrência.