Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista do Cade recebe qualificação B1 do Qualis

Notícias

Revista do Cade recebe qualificação B1 do Qualis

Revista

Resultado consolida a publicação entre os melhores periódicos jurídicos do país
por Assessoria de Comunicação publicado: 19/04/2017 19h19 última modificação: 19/04/2017 19h20

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade recebeu, mais uma vez, um importante reconhecimento da qualidade de seu trabalho. A Revista de Defesa da Concorrência, editada semestralmente pela autarquia, foi qualificada para o estrato “B1” junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, órgão do Ministério da Educação, no âmbito do “Programa Qualis”.

O resultado foi divulgado na semana passada. Há dois anos, a revista havia sido qualificada para o estrato “B2”.

O Qualis é utilizado pela Capes para medir a qualidade dos periódicos científicos nos quais costumam ser publicadas as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no país. A premissa base do sistema de avaliação é a de que são classificados apenas os periódicos que já tenham recebido publicação de docente ou discente de programa de pós-graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. O Qualis é atualizado periodicamente (em geral, a cada dois anos) e classifica os veículos nos níveis de qualidade A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C – sendo A1 o conceito mais elevado. Trata-se, portanto, de um indicador externo ao Cade, de escopo nacional e chancela por parte do meio acadêmico.

Para o conselheiro Paulo Burnier, coordenador da revista desde 2012, o reconhecimento por parte do Ministério da Educação é uma conquista importante para a autarquia, pois confirma a publicação do Cade entre os melhores periódicos brasileiros em Direito. Existem apenas 61 periódicos enquadrados nas categorias A1, A2 e B1, dentro de um conjunto total de 1.856 periódicos cadastrados no Programa Qualis.

O presidente interino Gilvandro Araújo também destacou a conquista durante a sessão de julgamento: “em apenas 5 anos, passamos do nível ‘zero’ (correspondente ao estrato ‘C’) para o nível ‘B1’. Este resultado consolida a Revista do Cade entre os melhores periódicos jurídicos do país, o que contribui para promover a pesquisa na área e para melhorar a própria política de defesa da concorrência no Brasil”, afirmou.

Sobre a revista

A edição pelo Cade de uma publicação periódica sobre defesa da concorrência teve início em 1975, com o lançamento da Revista de Direito Econômico. Em 2004, o veículo passou a se chamar Revista de Direito da Concorrência. Em 2012, com nova linha editorial, recebeu o nome de Revista de Defesa da Concorrência, quando passou a adotar o sistema eletrônico de editoração de revistas.

Até o final deste ano, espera-se que a Revista de Defesa da Concorrência tenha aproximadamente 100 artigos publicados sobre defesa da concorrência no país, contribuindo, desse modo, para o fomento da produção acadêmica na área e difundindo conhecimento sobre o tema. Todos os artigos estão disponíveis gratuitamente e com fácil acesso através da plataforma eletrônica da revista.

Acesse o site da Revista de Defesa da Concorrência.