Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário aborda estudo sobre danos provocados por cartel de combustíveis no Paraná

Notícias

Seminário aborda estudo sobre danos provocados por cartel de combustíveis no Paraná

Evento

Evento é aberto ao público e será realizado no Cade dia 13 de setembro
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 29/08/2018 17h57 última modificação: 29/08/2018 18h00
No dia 13 de setembro, às 15h, será realizado no Plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) o seminário “Avaliação de política de concorrência: estimação de danos no cartel de postos de Londrina”. 
 
O evento será conduzido por Simone Maciel Cuiabano, que foi economista-chefe adjunta do Departamento de Estudos Econômicos (DEE) do Cade. Ela apresentará documento de trabalho sobre o tema, publicado pela unidade em julho deste ano. 
 
O estudo busca estimar os danos causados pelo cartel praticado por postos de combustíveis de Londrina, no Paraná. Durante o encontro serão abordadas as principais características do conluio, estatísticas sobre o caso e resultados da metodologia aplicada.  O ilícito concorrencial foi julgado e condenado pelo Cade em 2013, com aplicação de multas que somaram mais de R$ 10 milhões.
 
O seminário é gratuito e aberto a servidores, gestores públicos, acadêmicos, estudantes, advogados e demais interessados. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição até o dia 12 de setembro.
 
O evento faz parte do projeto Seminários Economia e Defesa da Concorrência, iniciativa do DEE para promover debates e compartilhamentos de ideias, pesquisas e práticas relacionadas à Economia com aplicação em política antitruste. 
 
Sobre a palestrante
 
Simone Maciel Cuiabano é auditora de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Ela é mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília, doutora em Economia pela Universidade de Brasília, e possui pós-doutorado em Economia pela Toulouse School of Economics, na França.
 
Serviço:
 
Seminários Economia e Defesa da Concorrência
Palestra: Avaliação de política de concorrência: estimação de danos no cartel de postos de Londrina
Palestrante: Simone Maciel Cuiabano
Data: 13 de setembro
Horário: 15h
Local: Plenário do Cade