Você está aqui: Página Inicial > Premiações

Prêmios


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade vem sendo cada vez mais reconhecido pelo seu trabalho na área de defesa da concorrência.

Diversas ações desenvolvidas pelo órgão receberam prêmios nacionais e internacionais nos últimos anos. Os trabalhos acadêmicos de vários servidores do Cade também têm obtido reconhecimento.

2016

Concurso de Advocacia da Concorrência

Em abril de 2016, o Cade recebeu menção honrosa na temática Competition Advocacy in fast growing and innovative markets do Concurso de Advocacia da Concorrência, promovido pela International Competition Network e pelo Banco Mundial.

A condecoração foi para o estudo "Mercado de Transporte Individual de Passageiros: Regulação, Externalidades e Equilíbrio Urbano", produzido pelo Departamento de Estudos Econômicos do órgão.


Prêmio GCR 2016 - Finalista

O Cade foi um dos finalistas da premiação anual promovida pela revista britânica Global Competition Review – GCR, especializada em política de concorrência e regulação.

A autarquia concorreu em duas categorias. A primeira foi Agência Antitruste das Américas, na qual o órgão foi o vencedor em 2015. A segunda foi Behavioural matter of the year (Agency) – Americas, na qual dois casos da autarquia ficaram entre os finalistas: a celebração de acordo de leniência e de termo de compromisso de cessação cumulado com leniência plus com a empresa Construções e Comércio Camargo Correa, no âmbito da operação Lava-Jato; e a celebração de acordo judicial com a Ambev, no âmbito do processo que condenou a empresa por prática de exigência de exclusividade. 


Prêmio Antitrust Writing Awards 2016 - Finalista

Na premiação realizada pela publicação francesa Concurrences, o Guia de Compliance do Cade foi um dos finalistas do prêmio Antitrust Writing Awards 2016, na categoria Best Soft Law.

A autarquia concorreu com guias elaborados por autoridades do Canadá, Hong Kong, África do Sul, México e Reino Unido. 


2015

Prêmio GCR 2015

O Cade recebeu o título de Agência Antitruste das Américas em 2014 durante premiação anual realizada pela revista britânica Global Competition Review – GCR.

O Cade venceu as agências norte-americanas New York State Office of the Attorney General Antitrust Bureau, US Department of Justice's Antitrust Division – DoJ e Federal Trade Commission – FTC.


Ranking GCR 2015

O Cade manteve, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação de quatro estrelas no ranking realizado anualmente pela revista britânica Global Competition Review – GCR. A avaliação é referente ao desempenho da autoridade antitruste em 2014.

Com as quatro estrelas, o Cade permanece no grupo das melhores agências do mundo.


III Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União

O Cade foi um dos vencedores do III Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU.

A autarquia venceu na categoria Promoção da Transparência Ativa e/ou Passiva em função da “Pesquisa Pública de Processo Administrativo". Por meio dessa ferramenta, disponível no site do órgão, é possível verificar os processos e atos de concentração em andamento no Cade. A opção de pesquisa online foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação do Conselho no âmbito do projeto Cade sem Papel.


Prêmio IBRAC-TIM 2015

O superintendente-geral adjunto do Cade, Kenys Menezes Machado, foi o vencedor do Prêmio IBRAC-TIM 2015, na categoria pós-graduação.

"Os limites da atuação do Cade no setor de saúde” foi o tema do artigo premiado.  O trabalho abordou de que forma condições estruturais do próprio setor de saúde, como a falta de regulação, a multiplicidade dos agentes envolvidos e a complexidade das relações, limitam de forma relevante o desempenho do Cade, apesar dos aprimoramentos na atuação do órgão nessa área