Você está aqui: Página Inicial > Premiações

Prêmios


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade vem sendo cada vez mais reconhecido pelo seu trabalho na área de defesa da concorrência.

Diversas ações desenvolvidas pelo órgão receberam prêmios nacionais e internacionais nos últimos anos. Os trabalhos acadêmicos de vários servidores do Cade também têm obtido reconhecimento.

2018

Antitrust Writing Awards 2018

O manual de Diligências de Busca e Apreensão Cíveis foi agraciado com o prêmio de Best Soft Law, na categoria práticas concertadas, promovido pela revista francesa Concurrences. 

Prêmio GCR 2018 - Vencedor

O Cade foi considerado a melhor agência das Américas pela revista britânica especializada em defesa da concorrência Global Competition Review - CGR. 


2017

Agência Brasileira de Inteligência - Abin

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade foi homenageado por suas contribuições ao Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Sensível – PNPC, coordenado pela Agência Brasileira de Inteligência - Abin.  A menção ocorreu durante a cerimônia de celebração dos 20 anos da iniciativa.

21º Concurso Inovação da Enap

O Cade foi um dos vencedores do 21º Concurso Inovação, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap. A iniciativa do órgão “Peticionamento eletrônico e transparência ativa: inovação na oferta de serviços”, desenvolvida no âmbito do Programa Cade sem Papel, ficou entre as cinco melhores na categoria Serviços ou Políticas Públicas Federais.

Ranking GCR 2017

Pela quinta vez consecutiva, o  Cade foi avaliado com quatro estrelas no ranking promovido pela revista britânica especializada em defesa da concorrência Global Competition Review – GCR. O resultado mantém a autarquia entre as dez melhores agências antitruste do mundo.

Prêmio GCR 2017 - Vencedor

O Cade foi considerado a melhor agência das Américas em 2016 pela revista britânica especializada em defesa da concorrência Global Competition Review – GCR.

Antitrust Writing Awards 2017 - Vencedor

O Guia de Termo de Compromisso de Cessação – TCC do Cade recebeu o prêmio de primeiro colocado (Best Soft Law) na categoria práticas concertadas do Antitrust Writing Awards, tradicional premiação de defesa da concorrência – promovida pela revista francesa Concurrences.


2016

Concurso de Advocacia da Concorrência

Em abril de 2016, o Cade recebeu menção honrosa na temática Competition Advocacy in fast growing and innovative markets do Concurso de Advocacia da Concorrência, promovido pela International Competition Network e pelo Banco Mundial.

A condecoração foi para o estudo "Mercado de Transporte Individual de Passageiros: Regulação, Externalidades e Equilíbrio Urbano", produzido pelo Departamento de Estudos Econômicos do órgão.

Ranking GCR 2016

O  Cade foi avaliado mais uma vez com quatro estrelas no ranking promovido pela revista britânica especializada em defesa da concorrência Global Competition Review – GCR. Com o resultado, a autarquia permanece entre as melhores agências antitruste do mundo.

Prêmio GCR 2016 - Finalista

O Cade foi um dos finalistas da premiação anual promovida pela revista britânica Global Competition Review – GCR, especializada em política de concorrência e regulação.

A autarquia concorreu em duas categorias. A primeira foi Agência Antitruste das Américas, na qual o órgão foi o vencedor em 2015. A segunda foi Behavioural matter of the year (Agency) – Americas, na qual dois casos da autarquia ficaram entre os finalistas: a celebração de acordo de leniência e de termo de compromisso de cessação cumulado com leniência plus com a empresa Construções e Comércio Camargo Correa, no âmbito da operação Lava-Jato; e a celebração de acordo judicial com a Ambev, no âmbito do processo que condenou a empresa por prática de exigência de exclusividade. 

Prêmio Antitrust Writing Awards 2016 - Finalista

Na premiação realizada pela publicação francesa Concurrences, o Guia de Compliance do Cade foi um dos finalistas do prêmio Antitrust Writing Awards 2016, na categoria Best Soft Law.

A autarquia concorreu com guias elaborados por autoridades do Canadá, Hong Kong, África do Sul, México e Reino Unido. 


2015

Prêmio GCR 2015

O Cade recebeu o título de Agência Antitruste das Américas em 2014 durante premiação anual realizada pela revista britânica Global Competition Review – GCR.

O Cade venceu as agências norte-americanas New York State Office of the Attorney General Antitrust Bureau, US Department of Justice's Antitrust Division – DoJ e Federal Trade Commission – FTC.


Ranking GCR 2015

O Cade manteve, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação de quatro estrelas no ranking realizado anualmente pela revista britânica Global Competition Review – GCR. A avaliação é referente ao desempenho da autoridade antitruste em 2014.

Com as quatro estrelas, o Cade permanece no grupo das melhores agências do mundo.


III Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União

O Cade foi um dos vencedores do III Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União – CGU.

A autarquia venceu na categoria Promoção da Transparência Ativa e/ou Passiva em função da “Pesquisa Pública de Processo Administrativo". Por meio dessa ferramenta, disponível no site do órgão, é possível verificar os processos e atos de concentração em andamento no Cade. A opção de pesquisa online foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação do Conselho no âmbito do projeto Cade sem Papel.


Prêmio IBRAC-TIM 2015

O superintendente-geral adjunto do Cade, Kenys Menezes Machado, foi o vencedor do Prêmio IBRAC-TIM 2015, na categoria pós-graduação.

"Os limites da atuação do Cade no setor de saúde” foi o tema do artigo premiado.  O trabalho abordou de que forma condições estruturais do próprio setor de saúde, como a falta de regulação, a multiplicidade dos agentes envolvidos e a complexidade das relações, limitam de forma relevante o desempenho do Cade, apesar dos aprimoramentos na atuação do órgão nessa área