Você está aqui: Página Inicial > Premiações > Premiações > Prêmio CNI de Economia 2012

Prêmio CNI de Economia 2012

por Assessoria de Comunicação Social publicado 23/11/2012 16h00, última modificação 29/03/2016 10h26
O servidor Glauco Avelino Sampaio Oliveira, do Departamento de Estudos Econômicos – DEE do Cade, foi o primeiro colocado no Prêmio CNI de Economia 2012. O concurso contempla os autores dos melhores artigos sobre economia aplicada em duas categorias: Economia Industrial e um tema especial, que nessa edição foi Inovação e Produtividade.

A premiação é realizada com o apoio institucional da Associação Nacional de Cursos de Pós-Graduação em Economia – ANPEC e visa estimular a pesquisa econômica de alta qualidade sobre temas relevantes para o crescimento industrial brasileiro.

Vencedor da categoria Economia Industrial, Glauco produziu o artigo Determinantes industriais do antidumping no Brasil – proteção, concorrência e desempenho: uma análise com variável binária e dados em painel.

Relacionando economia política da proteção e concorrência nos mercados, o trabalho apresenta uma investigação sobre como características industriais afetam a probabilidade do antidumping – medida que busca neutralizar os danos à indústria nacional causados pelas importações objetos de dumping, que é quando uma ou mais empresas exportam produtos a preços bem abaixo do valor de mercado de origem, visando prejudicar ou eliminar os concorrentes.